top of page
Foto do escritorIsrael Guimarães

Onde Tudo começou!

Atualizado: 4 de jan.





Hoje eu agradeço pela oportunidade que tive de começar a trabalhar no Varejo, dentro de um SUPERMERCADO como Empacotador.


Hoje eu só tenho que agradecer, a oportunidade que me deram ao deixar eu trabalhar em Supermercado de vizinhança, pequeno em uma cidade do interior. Eu tinha apenas 12 anos quando comecei, meus pais passavam por dificuldade financeira e pediram emprego para seus 3 filhos.

Meu irmão começou a trabalhar em uma indústria dentro do departamento de engenharia, no setor de manutenção, minha irmã começou a trabalhar como secretária de um dentista. Eu tive a sorte de ir para o Supermercado e começar a trabalhar como empacotador.

Sorte? Trabalhar no Varejo, em um Supermercado? Isto é trabalhar todo o final de semana, feriado, deixar de ir nos churrasco da família e quando chega em uma festa, está cansado querendo dormir. Me explica aí Israel, que sorte foi esta?!


A visão do Trabalho, para algumas pessoas, é que o trabalho é um evento glamouroso, que não terá etapas, você é muito especial e muito importante e vai mudar tudo naquela empresa, assim que você for contratado. Só que não!!!! PARE… Estamos falando de trabalho e não ambiente familiar, isto te faz crescer e te prepara para o seu futuro.


Israel Guimarães (O Futuro já começou)


Hoje eu sou empresário, Contador, Auditor e Cientista de Dados. Tenho uma agenda lotada, atendemos clientes no Brasil inteiro, e o que eu mais sinto prazer em trabalhar hoje, é o #Respeito o que conquistei das pessoas. E você ouvir de um dono de Supermercado que está no Setor a mais de 30 anos "Israel, precisamos ouvir a sua opinião", Eu só dou conta desta conquista as vezes quando eu paro para refletir sobre minha carreira profissional. Vou contar para vocês de uma forma bem rápida.


Como começou?

Aos 12 anos, comecei a trabalhar aos finais de semana, feriados e semanas de muito movimento, em um Supermercado. Recebia 10 reais a cada dia trabalho. Chegava em casa, entregava este valor para minha mãe, era o dinheiro que salvava a nossa mistura na semana. Mas eu tinha a sorte de ficar com as gorjetas, com isto, eu ajudava todos os clientes a levar suas compras no carro por troca de uma moeda de R$ 1 REAL, tinha dias que eu conseguia fazer até R$ 15,00 em um único dia, era mais do que eu ganhava na minha diária e entregava para minha mãe.

Reflexão: Neste momento, eu trabalhava apenas por renda variável, ou seja, eu sempre esperava receber uma gorjeta e para isto eu ENTREGAVA o MEU MELHOR. Eu aprendi a Servir, a Ajudar, a Respeitar, a Esperar. Um dia um cliente falou para mim, "não tenho empacotador na loja, eu não posso aceitar um trabalho de subserviência."

Daí caiu a ficha, mas estou aqui mesmo é para agradecer. Esta etapa de trabalho me ajudou a me comunicar com pessoas. Sim, eu não falava com ninguém, só tinha 1 (um) único amigo na escola, não conseguia falar com ninguém, era muito tímido e quieto. Este foi o melhor legado que eu aprendi, além de aprender a juntar dinheiro. E de grão em grão a galinha enche o papo.

Com este dinheiro de gorjetas, eu comprava minhas roupas, pagava meu curso de informática, comprava meu material escolar, ou seja, mais ou menos com meus 13 anos, eu tinha quase que uma #independênciafinanceira.


A Faculdade da minha vida

Trabalhei por 10 anos neste Supermercado, meu pai queria que eu fizesse SENAI, trocasse de emprego para outro Supermercado maior, para ter outras oportunidades e tudo eu falava NÃO. E não sabia que esses não seriam tão importantes na minha vida.

Do Pacote, eu fui para o hortifruti, trabalhar na balança e cuidar das bancas, quando não tinha ninguém ali pesando. "a banca de cebola era linda, impecável, diga-se de passagem".

Do Hortifruti eu fui ajudar no escritório, a organizar documentos de funcionários, fazer cadastros, coisas básicas. Mas eu comecei a procurar coisas para fazer, porque eu ficava com tanto tempo sobrando. Foi aí que eu aprendi a como: Fazer o financeiro de um Supermercado;

controlar Estoque de um Supermercado;

fazer preço de venda e custo dentro do açougue;

a organizar e padronizar um cadastro de produtos;

controlar documentos e fazer folha de funcionários; Sindicato; todas as obrigações trabalhistas; tudo sobre ICMS; Pis e Cofins e Principalmente Substituição Tributária;

comprar alguns produtos e fazer giro dentro do Supermercado.

Aprendi a prática completa dentro de um SUPERMERCADO.

Trajetória Acadêmica

Meu sonho era ser Professor de Matemática, tentei entrar na Unicamp ou na UNESP, não consegui, fui estudar contabilidade como segunda opção, queria fazer PUC Campinas, mas fui convidado e incentivado pelo meu quase único amigo de infância a estudar Ciências Contábeis no Unisal em Americana.

Não fazia ideia, da oportunidade que teria iniciado aquele curso. Gente, eu vou confessar uma coisa para vocês. Nas primeiras aulas da disciplina de contabilidade, eu pensei em desistir, porque não estava entendendo nada. No final de semana, eu frustrado, peguei o livro de Contabilidade, e comecei a estudar, quando eu vi, já estava quase no final, e estava cheio de dúvidas e começando a entender sobre aquela ciência que hoje eu amo muito.

Comecei a destravar e aprender muito, e sempre estudava sobre legislação e lia muitos livros da biblioteca e revistas impressas da IOB. Neste ano, a internet estava mais acessível e comecei a ter acesso a muita informação. Como eu não tinha vida social nenhuma, não namorava, não saia com amigos, eu só estudava e trabalhava.

Reflexão: Eu não fazia ideia, como aquilo me ajudaria, é como se tivesse lido todos os livros de contabilidade que existisse dentro da biblioteca e muita coisa sobre legislação trabalhista, tributária, do direito comercial. Ter este FOCO em apenas estudar, me fez avançar e recuperar sobre as diferenças de ensino que tinha, porque você que vem de família pobre e estudou em Escola Pública, é um dever se esforçar se você quiser mudar alguma coisa um dia, se não meu irmão, não dará certo.

Quando estava no terceiro ano da Faculdade, foi trabalhar em um empresa de Consultoria e Auditoria, e Agradeço muito ao Ometto, porque foi mais do que um patrão, foi o cara, que me ensinou muito sobre contabilidade, auditoria, administração de uma consultoria. Comecei trabalhando, ganhando R $100,00/dia, com garantia mínima de R $1.500/mês. Em menos de 3 anos trabalhando com o Ometto, já estava ganhando na casa dos 5 dígitos.

Fiz uma pós-graduação na FGV, e depois fiz um Mestrado em Contabilidade na PUC São Paulo. Aprendi a fazer consultas em Banco de Dados e recentemente fiz um curso na Universidade Cambridge de Análise de Dados.


O Supermercado

Para mim, só tenho que agradecer de ter trabalhado nos finais de semana, ter estudado muito, ter tido menos vida social, porque ter vida social sem dinheiro meu amigo, não dá muito certo não, não tem futuro... Brincadeiras a parte, a SORTE que eu tive na minha vida, foi aproveitar e ver oportunidade em qualquer coisa que eu viva, mesmo, muitas pessoas falando que não daria futuro. Independente onde você comece. Comece e seja intenso, você colherá no futuro. Meu sonho hoje é poder contar a minha história e incentivar pessoas a acreditar no futuro. Ele é muito bom, quando investimos no tempo certo.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page